Benefícios dos Chás

Hoje tô passando por aqui rapidinho para dar um recado e uma dica! Primeiro o recado: Esses dias vai ser mais complicado eu postar por uns probleminhas que eu tô passando, mas assim que tudo se resolver, voltamos ao normal, ok?

E em segundo, a dica (que por acaso dá nome ao post)! Não sei quanto a vocês, mas sou fã de chás, de todos os sabores, de todos os jeitos, quente ou frio, eles fazem a minha cabeça mesmo!

A proposta desse post, na verdade, é contar pra vocês os benefícios e os efeitos colaterais que os chás podem trazer pra nossa vida e, no final, vai uma dica para manter nossa beleza! rs
Vamos às dicas?

Chá Branco, Preto  e Verde – Os três são feitos com folhas diferentes de diferentes partes da mesma planta, a Camellia Sinensis.
Indicações: Aceleram o metabolismo e prometem emagrecimento rápido, mas meio amargo.
Efeitos Colaterais: São contra-indicados para pessoas sensíveis à cafeína, hipertensas e com quadro de arritmia. Gestantes também não devem consumir essa bebida.

Erva-Cidreira – Esse nome popular serve tanto para referir-se à Melissa officinalis (nativa da Europa) como ao capim-cidreira (ou capim-santo, da Ásia).
Indicações: Ambas são usadas como calmante e indicadas para o alívio do estresse. Ainda têm ação anti-inflamatória e diminuem a pressão.
Efeitos Colaterais: Devem ser usadas com muito cuidado por pessoas que tomam medicamentos hipnóticos, porque podem potencializar o efeito sedativo.

Carqueja – Nativa dos Andes, a Bacharis trimera é uma planta resistente. Por causa disso, ela é facílima de achar, cresce como mato em qualquer lugar.
Indicações: Auxilia na digestão, ajuda à conter o piriri, além de ter função diurética.
Efeitos Colaterais: Se tomada em excesso, pode causar queda de pressão e problemas no fígado.

Camomila – Diz a lenda que o melhor método para espantar olho gordo é plantar mudas de Matricaria recutita em volta da casa.
Indicações: Tem efeito calmante, reduz gases, purifica o sangue, ajuda na digestã, trata inflamações de pele como a acne (basta aplicar o chá na área afetada) e regula o ciclo menstrual.
Efeitos Colaterais: Deve ser evitado por quem sofre de refluxo gastroesofágico. Pode causar sonolência, mas esse efeito pode variar de pessoa para pessoa.

Erva-Doce – Conhecida há mais de 5 mil anos, a Pimpinella anisum vem do norte da África. Algumas “primas” suas, como a estrela de anis, tem aroma semelhante e também são usadas nos chás. Já foi tão valiosa que a Inglaterra vitoriana pagava impostos sobre sua importação.
Indicações: Elimina gases, é laxativa e tem efeito expectorante. Em mães que estão amamentando, ajuda na produção de leite.
Efeitos Colaterais: Mantenha fora do alcande de crianças, pode causar convulsão.

Hortelã - O nome serve para definir mais de 20 espécies do gênero Mentha. Citado até no livro As Mil e Uma Noites, contam que Sherazade narrava suas histórias bebericando este chá.
Indicações: Reduz gases estomacais ou intestinais, regula o ciclo menstrual, combate febres.. Além disso, o mentol, que é o aroma da hortelã, é absorvido pelo sistema respiratório, aliviando sintomas de resfriado.
Efeitos Colaterais: Pessoas com refluxo gastroesolágico devem passar longe.

Boldo - O único que tem efeitos cientificamente comprovados é o Peumus boldus, do Chile.
Indicações: Santo remédio pós-ressaca-monstro (é o que dizem), protege o fígado contra os danos causados por substâncias tóxicas e radicais livres. Ele diminui a acidez no estômago e digere as gorduras no intestino.
Efeitos Colaterais: Se ingerido em excesso, pode causar problemas neurológicos, jé que possui uma substância que age no sistema nervoso central.

Dadas essas dicas, vou mostrar pra vocês agora um vídeo da Michelle Phan, com uma dica perfeita (eu testei!) de como usar o chá verde!

É isso.. Espero que tenham gostado e aproveitem essas dicas.. Eu e meu Chá Mate gelado esperaremos vocês no próximo post!

Bjoos

One thought on “Benefícios dos Chás

  1. Pingback: Tweets that mention Benefícios dos Chás | Eccentric Beauty -- Topsy.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>